Colégio Mater Dei – Unidade São Paulo

Agende uma visita

Pensamento computacional e a sua importância para o mercado de trabalho

Pensamento computacional e a sua importância para o mercado de trabalho

Quando pensamos no contexto de transformações do mercado de trabalho contemporâneo, é fundamental que as metodologias de ensino e aprendizagem estejam alinhadas com esse cenário disruptivo, em prol da formação de profissionais aptos a lidar com os desafios do futuro e serem bem-sucedidos em suas carreiras. Essa é uma das propostas do pensamento computacional, tendência que busca fortalecer nos estudantes novas competências, visando, sobretudo, à resolução de problemas complexos que fazem parte de nosso dia a dia.

Termo utilizado pela primeira vez na década de 1980, pelo matemático sul-africano e professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Seymour Papert, o pensamento computacional é uma prática de ensino que, baseada nos princípios da programação e da ciência de dados, é desenvolvida a partir dos pilares da decomposição (divisão de um problema em elementos menores para que se encontrem soluções com agilidade); abstração (identificação das informações mais relevantes para a resolução de um desafio); reconhecimento de padrões e formação de algoritmos. 

Em nosso novo artigo, você conhecerá mais detalhes sobre o conceito de pensamento computacional e de que modo essa abordagem pode contribuir para a formação profissional dos nossos alunos. Boa leitura!

Pensamento computacional: o que é?

O pensamento computacional busca desenvolver competências cognitivas para a resolução de problemas e tem sua base na forma lógico-algorítmica com a qual os computadores processam as informações. 

Mas é importante que os pais tenham em mente que, embora essa abordagem parta de princípios da Ciência da Computação, sua aplicação é muito mais ampla, podendo ser relacionada com disciplinas como:

  • Ciências Biológicas (a partir, por exemplo, da identificação e análise de dados e evidências científicas);
  • Artes e processos criativos (difusão de novas ideias, pensamento crítico e desenvolvimento de soluções inovadoras);
  • Ciências Humanas (levantamento e testes de hipóteses sobre contextos históricos e sociais);
  • Linguagens (estudo de fontes e seleção de informações relevantes em pesquisas bibliográficas);
  • Formação técnica e profissional (selecionar recursos para a resolução de problemas reais e efetivar um uso eficiente, ético e colaborativo de ferramentas de produtividade).

Além disso, o pensamento computacional também possui uma base especificamente voltada para a intervenção sociocultural e a convivência humana pautada no entendimento de contextos e na consequente liderança de projetos voltados ao bem comum.

Pensamento computacional e o desenvolvimento de novas habilidades

Ao observarmos os eixos de aprendizado do pensamento computacional, já é possível deduzir alguns dos efeitos práticos dessa abordagem que culminam com o desenvolvimento e o fortalecimento de novas habilidades nos estudantes. Um dos pontos mais evidentes diz respeito à resolução de problemas. 

Além dessa competência, vale a pena destacar:

  • fortalecimento do raciocínio lógico;
  • melhoria da capacidade interpretativa de diferentes cenários e contextos;
  • estímulo à criatividade dos estudantes;
  • tomada de decisão e liderança;
  • convívio social e visão colaborativa;
  • uso de diferentes linguagens, caminhos e pontos de vista interpretativos para a análise de um cenário;
  • capacidades analíticas voltadas a dados e informações de diferentes fontes;
  • maior concentração, foco e filtragem de dados e informações relevantes; 
  • velocidade de processamento e resolução de problemas.

Benefícios do pensamento computacional na formação de profissionais

Não é difícil imaginar que algumas das capacidades desenvolvidas nos alunos a partir de uma aplicação bem-sucedida do pensamento computacional na sala de aula – muitas delas listadas ao longo deste artigo – contribuam para a formação de profissionais de sucesso. 

Uma pesquisa da ZipRecruiter, divulgada no Jornal Valor Econômico, por exemplo, destacou que as competências mais buscadas no mercado hoje envolvem, dentre outros pontos: 

  • Pensamento analítico: diretamente ligado aos pilares de reconhecimento e análise de padrões e ao modelo lógico-algorítmico da abordagem computacional;  
  • Comunicação: reforçado no eixo de intervenção sociocultural e visão colaborativa do uso de recursos;
  • Gerenciamento de projetos: se relaciona com diferentes elementos do pensamento computacional, incluindo a decomposição de problemas, que é uma das bases das metodologias ágeis de gestão.

Outro levantamento recente, que analisou habilidades buscadas pelas empresas, cita fatores como a criatividade, o pensamento crítico, o raciocínio lógico e a resolução de problemas complexos que, como vimos, também se encontram no cerne da aplicação do pensamento computacional no dia a dia dos estudantes. Em outras palavras, estamos falando de uma tendência de ensino – já adotada pelo Colégio Mater Dei – que, sem dúvidas, tem muito a contribuir para que os futuros profissionais estejam prontos para enfrentar os desafios e conquistar as oportunidades de um mercado de trabalho em plena construção.

Deixe um comentário

Agende sua visita

Preencha o formulário abaixo