A criatividade é uma das habilidades contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerada essencial para o sucesso do “profissional do futuro”. Desde a Educação Infantil, nossos alunos dispõem de espaços e incentivos para nutrir e desenvolver o espírito criativo.

Para isso, valorizamos as diversas manifestações artísticas e culturais, encorajando-os e dando liberdade para se expressarem nos espaços da Escola. Por exemplo, a logo e a ilustração da nossa Sala Maker foram criadas pela aluna Diana Salomone, que hoje faz uma das melhores faculdades de Design em Nova York. Já o Ateliê de Arte teve a inspiração do aluno Gabriel Zschieschang Marques, que hoje usa seu talento no curso de Arquitetura.

Quem percorre a nossa Escola poderá ver as obras de arte deixadas pelos alunos, que, mais do que encantar, nos convidam à reflexão sobre o nosso compromisso socioambiental. Entre elas, as pinturas nas paredes feitas pelos alunos do Ensino Fundamental I, a partir da releitura de obras do artista plástico Zezão, que conscientizam para a preservação da água; já na parede do Ensino Médio, ficou a marca dos alunos do 3º ano, que se despediram da Escola deixando uma obra sobre criatividade; e, até em uma das escadas, temos a releitura de duas obras de Tarsila do Amaral: “A Lua” e “Manacá”.

Como parte das atividades dos Itinerários Formativos no Ensino Médio, os alunos elaboram uma revista anualmente, ficando responsáveis por todas as etapas de produção do periódico, desde a elaboração dos textos, arte visual, fotografia, entre outros.

A tecnologia também é usada a favor da criatividade, por exemplo, com jogos de tabuada, produção de livros interativos, podcasts e até o desenvolvimento de um aplicativo para avisar os moradores de áreas de risco sobre prováveis desmoronamentos. As aulas de Teatro também são uma forma de deixar fluir a criatividade.

Os projetos realizados no Colégio são tão inspiradores que, todos os anos, muitos deles são selecionados para serem apresentados no Festival de Inovação e Criatividade, da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, como um reconhecimento às iniciativas inovadoras fomentadas pelos nossos professores.

Sueli Cain de Oliveira

Diretora do Colégio Mater Dei