São José dos Campos: Colégio Mater Dei investe no incentivo à literatura através de leituras predeterminadas e estímulo à busca de novas histórias

Proposta tem como objetivo superar os desafios da nova geração que está habituada a ler tudo online

No próximo dia 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro, uma data fundamental para enfatizar a importância da literatura na alfabetização. Não é segredo para ninguém que ler traz inúmeros benefícios para as crianças, mas é preciso que esse hábito seja incentivado desde cedo. Foi com esse objetivo que o Colégio Mater Dei, em São José dos Campos (SP), desenvolveu uma proposta de incentivo à literatura através de leituras predeterminadas e estímulo à busca de novas histórias.

A proposta é aplicada em diferentes fases do aprendizado, desde o Ensino Infantil ao Fundamental II. Na primeira fase, em que as crianças ainda estão aprendendo a reconhecer histórias, são realizadas atividades como cirandas de leitura e visitas ao espaço literário, onde os alunos fantasiam-se para interpretar contos lidos pelo professor ou bibliotecária.

Já no Ensino Fundamental, são feitos projetos literários como criação de livros com dias de autógrafos (1º ano), contadores de histórias (2º ano), oficina de textos (3º ano), transformações de histórias inspirando-os a escreverem um novo texto e/ou um novo final e visitas constantes na biblioteca.

Os desafios da leitura na era digital

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, o incentivo à leitura tornou-se um desafio ainda maior para os professores e pais. Com uma quantidade enorme de informações chegando nas redes sociais em tempo real, as pessoas passaram a optar cada vez mais por textos curtos e objetivos. Todos querem estar bem informados, mas sem a necessidade de dedicar muitas horas do seu dia para isso.

Entre os mais jovens também não tem sido diferente. A nova geração está acostumada com respostas imediatas e instantâneas. Hoje, é possível estar antenado com o mundo e encontrar tudo com apenas alguns cliques.

E com isso surge a grande dúvida: afinal, como preparar uma geração que lê tudo online para fazer leituras mais profundas e críticas de um texto complexo?

Para Kelly Bueno, professora do Ensino Fundamental do Colégio Mater Dei, é preciso conscientizar os alunos sobre a importância do contato diário com todos os tipos de leitura através das discussões de textos e construção de ideias em sala de aula.

“A troca de opiniões, debates e defesa de seus argumentos dão um toque inesquecível às histórias, valorizando-as e levando-os a refletirem, ajudando-os assim no seu posicionamento como cidadão do mundo”, afirma.

Além disso, a professora também ressalta a importância de trazer para o ambiente escolar as vivências do cotidiano dos alunos, valorizando o conhecimento de cada um e possibilitando que eles criem laços afetivos através das rodas de conversa.

“Podemos ler muitas histórias na internet, mas as mesmas não substituem uma leitura com menos recursos, feita por eles mesmos, por um adulto ou em roda de amigos, onde não só adquirirão o conhecimento mas desenvolverão, nesse momento, uma memória afetiva”, enfatiza Kelly.