Colégio Mater Dei – Unidade São José dos Campos

A escola

Sobre nós

Tradição que gera evolução

Fundado em 1962, em São Paulo, o colégio Mater Dei iniciou seus trabalhos com o propósito de preparar e formar cidadãos conscientes, competentes e comprometidos com a transformação da sociedade.

Em 1984, a unidade São José dos Campos iniciava suas atividades, estendendo ao Vale do Paraíba o compromisso com a formação das crianças. Localizado em uma fazenda em meio a cidade de São José dos Campos, conciliamos o melhor da natureza com o que há de mais moderno e inovador no campo da Educação.

Nosso projeto pedagógico visa a formação integral, oferecendo estruturas pedagógicas, emocional e social para que cada aluno se desenvolva da melhor maneira possível.

A busca pelo conhecimento é constante, a curiosidade intelectual é exercitada de forma crítica, criativa e a tecnologia favorece a inovação nas técnicas de ensino e em sala de aula.

Assim, crianças e jovens são protagonistas de suas jornadas de aprendizado. Aprendem a aprender e se desenvolvem de maneira significativa, ética e responsável. Aprendem a compreender o mundo para fazer a diferença.

Quem somos

Compromisso com a formação humana integral

  • Profissionais preparados para proporcionar estrutura pedagógica, emocional e social as crianças e jovens em todas as etapas de cada ciclo do crescimento.

  • Uma equipe comprometida em construir uma trilha de aprendizagem focada em habilidades, de forma inovadora, tecnológica, criativa e colaborativa para que cada aluno seja o protagonista de sua própria jornada.

  • Uma escola humanista que valoriza a diversidade, a aprendizagem pela experiência, o contato com a natureza, a exploração do sentir, entender e agir, promovendo o respeito, fomentando o pensamento crítico e inovador para a formação integral.

Como fazemos

Habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida

Nosso propósito é formar pessoas conscientes, cooperativas, conectadas e integradas a natureza, que respeitem as diferenças, valorizem a diversidade, sejam solidárias e resilientes. Cidadãos interessados pelo conhecimento em sua variedade de manifestações, que entendam o aprendizado como uma experiência que envolve conhecimento, habilidade e atitude.

Fazemos isto por meio de uma proposta curricular que tem em vista os seguintes Pilares da Educação:

  • Aprender a conhecer
  • Aprender a fazer
  • Aprender a viver em comum
  • Aprender a ser

PARCERIAS

Ano após ano, o Colégio Mater Dei incorpora novas metodologias e complementos pedagógicos para se conectar ao presente e ajudar a construir o futuro. Alunos e professores contam com os melhores programas, ferramentas e soluções educacionais.

Desenvolvendo habilidades digitais para o futuro

Nossa proposta pedagógica é apoiada por um conjunto de ferramentas desenvolvidas por uma das maiores empresas de tecnologia da atualidade: o Google.

Foreducation Edtech

Formação continuada de professores no uso das soluções tecnológicas educacionais.

Os professores são capacitados constantemente para o uso das tecnologias e passam por treinamentos guiados pela Foreducation EdTech, primeira Google Cloud da América Latina, e única empresa brasileira a ganhar o prêmio de parceira do ano do Google, na área da educação.

Excelência no aprendizado com certificação internacional

O curso de inglês do Mater Dei prepara os alunos para um excelente nível acadêmico e para todas as situações reais de comunicação, com exames de proficiência da Cambridge English Qualifications,do departamento de exames internacionais da Universidade de Cambridge, Inglaterra. 

Excelência no aprendizado com certificação internacional

A International Education Bureau está presente no Mater Dei para viabilizar interesses de famílias e alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II em um programa de experiência internacional na Espanha que envolve cultura, aprendizado e conhecimento. Afinal, o domínio de idiomas e a vivência internacional tornaram-se ferramentas básicas para compreensão e inserção do indivíduo em um mundo cada vez mais globalizado. A Southern States University é uma universidade privada estadunidense voltada para as áreas de negócios que também oferece ensino intensivo de Inglês para estrangeiros. Com campi nos estados da Califórnia e de Nevada, conta com mais de dois mil estudantes estrangeiros de 42 diferentes países.

Inovação e tecnologia para uma jornada personalizada

Com base no conceito de ensino adaptativo, o Geekie One é uma plataforma online que utiliza inteligência de dados para personalizar o processo de aprendizagem. A proposta é fazer com que o aluno seja protagonista da sua jornada educacional, tendo a tecnologia como parte de sua vida e de sua formação cultural, ao mesmo tempo em que a escola acompanha o seu desenvolvimento de forma mais completa e individualizada.

Sistema que aprimora e facilita o ensino e a aprendizagem

Mais do que um sistema de materiais didáticos escritos por professores altamente capacitados, o Sistema Pitágoras propõe a atualização constante dos docentes, através de cursos, palestras e oficinas, construindo para os alunos, um amplo portal de pesquisas e ampliação do conhecimento, bem como um programa revisional para o ENEM e vestibulares. Integrado ao projeto pedagógico do colégio, o material Pitágoras possui conteúdo amplo e atualizado, com atividades presenciais e virtuais, garantindo que a nossa proposta educacional seja consistente e inovadora.

Desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais

Por meio de jogos de raciocínio, os alunos desenvolvem não apenas habilidades cognitivas, mas também emocionais e éticas, indispensáveis para o cotidiano da sala de aula e para a vida. A metodologia é apoiada em três pilares que garantem uma experiência de aprendizagem inovadora e inesquecível: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos (para compreensão das situações vividas nos jogos) e mediação especializada (professores capacitados).

Consciência cidadã pela cultura da paz

​ Construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global. Estes são os pilares do Programa de Escolas Associadas à UNESCO (PEA), criado em 1953 e que, hoje, une 11 mil escolas de 180 países. O principal benefício deste envolvimento é fazer parte de uma comunidade empenhada em trocar propostas, ideias, recursos, conhecimentos e boas práticas – no âmbito regional, nacional e mundial – que catalisam e ampliam a cultura da paz em todas as suas formas.

Matemática + diversão = o melhor jeito de aprender

Matemática Gamificada para alunos do Ensino Infantil ao Fundamental, com conteúdos alinhados a BNCC e aos principais livros didáticos. Essa é a proposta da Matimafic. Por meio de uma plataforma lúdica e envolvente, os alunos embarcam em jornada personalizada - orientada por dados - em direção ao domínio da matemática, evoluindo no seu próprio ritmo. Enquanto os alunos usam o feedback interativo imediato para ajustar o raciocínio ao resolver cada problema, professores e pais podem acompanhar o progresso por meio de relatórios em tempo real.

Ferramenta para o desenvolvimento de inteligência socioemocional

O LIV é um programa dentro da nossa grade curricular que atua no desenvolvimento socioemocional das crianças. Com um planejamento pedagógico estruturado, semanalmente promovemos a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, sempre dialogando com a linguagem e os interesses dos alunos, respeitando as particularidades de cada faixa etária. O objetivo é desenvolver o pensamento crítico e ajudar o aluno a compreender que com a ajuda dos outros é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo, aprendizados cada vez mais importantes para a inserção no mercado de trabalho e para a vida.

Plantar leitura muda histórias

O Mater Dei considera a leitura como prática essencial para o desenvolvimento dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento. Para incentivar este hábito, e construir cidadãos que sejam críticos e ativos socialmente, adotamos como parceiro o programa Árvore de Leitura, a maior plataforma de leitura digital do Brasil, com um acervo superior a 30 mil títulos. Todo o material é alinhado à Base Nacional Comum Curricular e os professores podem indicar leituras para toda a turma ou de forma individual, com acesso a relatórios que mostram os índices de leitura de cada aluno e da turma para um acompanhamento mais individualizado por aluno em sala de aula. É importante salientar que todo o conteúdo é adaptável para computador, tablet e smartphone, garantindo conforto na leitura.