Colégio Mater Dei SJC – Unidade São José dos Campos

Agende uma visita

Quais os pilares do pensamento computacional?

Alinhada às mudanças sociais e do mercado de trabalho, a Base Nacional Comum Curricular oferece um direcionamento essencial para que os estudantes formem um conjunto de conhecimentos e habilidades que os tornem aptos a lidar com os desafios do futuro e com a construção de uma sociedade mais justa. Levando em conta esse cenário de transformações, a BNCC conta, hoje, com um enfoque na cultura digital, com o reforço de competências como o pensamento computacional. Mas do que se trata esse conceito?

Para abordar o tema, nós preparamos um novo artigo explicando como o pensamento computacional pode ser aplicado dentro dos contextos de ensino e aprendizagem, quais são os seus quatro pilares e quais benefícios ele oferece na formação dos estudantes.

Boa leitura!

Entendendo o pensamento computacional e a sua aplicação na sala de aula

Antes de mais nada, é fundamental definirmos, com clareza, o conceito de pensamento computacional. De modo objetivo, o pensamento computacional diz respeito a uma competência que se desenvolve nos processos de aprendizagem e tem como foco central a resolução de problemas, a partir de um entendimento lógico e algorítmico de diferentes contextos.

Sua definição está diretamente ligada à forma como as tecnologias computacionais processam informações e esse modelo é aplicado em diferentes possibilidades de ensino – a interpretação de um gráfico, a compreensão de fórmulas matemáticas, o reconhecimento de padrões, a eficiência na interpretação de problemas etc.

É muito importante deixar claro, no entanto, que, apesar de partir de princípios da Ciência da Computação, as possibilidades de utilização dessa abordagem podem incluir diversas disciplinas – do estímulo à criatividade nas aulas de Artes, passando pelo estudo bibliográfico e análise de fontes na área de Humanidades até o estudo de hipóteses nas disciplinas de Ciências e Matemática.

Não por acaso, o pensamento computacional está presente como uma das bases de fontes do Colégio Mater Dei no Ensino Fundamental.

Confira mais detalhes dessa abordagem:

Ensino Fundamental (Nível Introdutório)

Nessa fase, o aluno passa a ter contato com os princípios básicos do pensamento computacional, por meio, por exemplo, de:

• Estudo do que são algoritmos e como eles são implementados em dispositivos digitais;
  • Execução de programas de maneira precisa e sem instruções ambíguas;
  • Correção de erros em algoritmos simples;
  • Funcionamento de programas simples;
  • Reconhecimento dos usos comuns da Tecnologia da Informação fora da instituição de ensino.

Ensino Fundamental (Nível Intermediário)

No próximo passo, o estudante passa a se familiarizar com linguagens de software e uso de recursos digitais para que se alcancem objetivos específicos de modo mais complexo e aprofundado. Nessa fase, são aplicadas atividades que incluem:

• A projeção, o uso e a avaliação de abstrações computacionais modeladas a partir de comportamentos ou problemas do mundo real e sistemas físicos;
  • O uso de diversos algoritmos-chave da Computação;
  • A comparação de diferentes algoritmos alternativos para solucionar os mesmos problemas;
  • O uso de duas ou mais linguagens de Programação, sendo uma delas textual;
  • A seleção, o uso e a combinação de uma variedade de softwares e serviços para atingir objetivos específicos.

Quais os pilares do pensamento computacional?

É importante destacarmos, ainda, que o pensamento computacional se baseia em 4 pilares estratégicos que permeiam toda a sua abordagem. São eles:

Decomposição

A partir da decomposição, o aluno aprende estratégias para resolver problemas complexos a partir da divisão daquele contexto em cenários mais simples que facilitam a sua resolução.

Abstração

Com a habilidade da abstração, o estudante adquire a capacidade de seleção de informações relevantes diante de um vasto volume de dados, reforçando, ainda, suas competências de concentração e foco.

Reconhecimento de padrões

Diretamente ligada à abstração, o reconhecimento de padrões apoia os estudantes a identificar pontos em comum entre diferentes problemas.

Pensamento algorítmico

O pensamento direcionado pela perspectiva dos algoritmos envolve o uso da lógica e a criação racional de caminhos e fórmulas para que se alcance um determinado objetivo.

Por meio de todos esses princípios, por fim, o pensamento computacional é uma ferramenta decisiva para contribuir com a formação estudantil e de futuros cidadãos preparados para liderar transformações na sociedade de modo criativo, resolutivo e levando em conta o bem comum.