Colégio Mater Dei SJC – Unidade São José dos Campos

Agende uma visita

Acreditamos que a Escola é responsável por criar um ambiente que emane criatividade e faça com que os alunos sejam desafiados a criar em todos os campos de conhecimento. Tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, respeitamos o interesse e o alcance de cada segmento como estímulo, mas, ao mesmo tempo, sabemos que não há limites para a criatividade e podemos esperar sempre mais dos nossos alunos, sem medo de arriscar!

A criatividade nada mais é do que a expressão do pensamento, contribuindo para o desenvolvimento das competências gerais contempladas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Afinal, ela utiliza conhecimentos para a compreensão da realidade, investiga contextos para fruir as manifestações artísticas, que poderão ser representadas por meio de diferentes linguagens, sempre movidas pela paixão da descoberta!Em nossa Escola, fomentamos a Criatividade, a Inovação e o Empreendedorismo em diferentes atividades, de forma interdisciplinar, com amplo engajamento dos alunos. Conheça alguns exemplos:

1. Projetos Empreendedores: visam estimular o olhar atento dos alunos aos problemas a sua volta e despertar o interesse na busca de soluções;
  2. Participação ativa na comunidade escolar, dividindo responsabilidades e compartilhando sucessos;
  3. Hackathon: maratona imersiva de programação e inovação, em que os alunos são desafiados a solucionar problemas reais, utilizando técnicas de Design Thinking e prototipação.
Dessa forma, mantemos acesa a curiosidade natural dos nossos alunos, encorajando-os a se expressarem livremente nos espaços da Escola. A cada aula, nossos professores buscam novas abordagens pedagógicas, despertando o interesse daqueles que são “nativos digitais” e aprendem por meio da experiência.

Alessandra Prata

Diretora do Colégio Mater Dei